O senhor pode pensar que se uma tempestade produz apenas vento (e não granizo ou chuva) que não danificará seu telhado. No entanto, ventos fortes criam vários pontos de tensão ao redor do telhado que podem começar a se comprometer e enfraquecer. Embora os telhados sejam projetados para resistir aos ventos típicos, eles ainda podem sofrer danos causados por condições climáticas mais perigosas.
Substituir as telhas soltas ou faltando e consertar qualquer dano inicial assim que o senhor perceber é fundamental para garantir a vida útil do seu telhado. A longo prazo, o senhor economizará custos adicionais em suas contas de serviços públicos.
Como o seu telhado suporta os danos causados pelos ventos?
Quando o vento se move em torno do seu telhado, ele não se move em um padrão uniforme. Em vez disso, áreas como o perímetro e os cantos do telhado serão atingidas por uma pressão muito maior do vento. O centro do telhado terá tensões mais baixas em geral, portanto não sofrerá tantos danos.
Em termos leigos? O dano ao telhado começa na borda e vai para dentro.
Onde quer que as telhas ou outro material do telhado estejam soltos, o vento passa por baixo deles e os empurra para cima. Na próxima vez que o vento passar, ele empurrará essas áreas soltas ainda mais para cima. Eventualmente, isso se transformará em um efeito de descascamento. O efeito começa muito pequeno, mas rapidamente se tornará problemático se o senhor não o resolver imediatamente. Cada vez mais áreas do telhado se desprenderão e se afastarão das bordas em direção ao centro do telhado.
Quando isso acontecer, o isolamento do seu telhado se exporá gradualmente à chuva, à neve e a outros elementos. Ele começará a vazar e o senhor acabará sofrendo danos causados pela água. O senhor pode evitar esse tipo de dano extenso garantindo que os materiais usados no telhado estejam em bom estado de conservação. Certifique-se de prestar muita atenção aos cantos e às bordas do telhado.
Quando venta muito, os detritos podem se acumular e atingir o telhado. Galhos de árvores, cacos de vidro e outros itens que o vento pode pegar geralmente são mais prejudiciais do que o próprio vento. Após a passagem de ventos fortes, o senhor deve examinar atentamente o telhado. Veja se algo soprou sobre ele ou o atravessou.
Ao inspecionar o telhado em si, verifique as calhas e os algerozes. Qualquer detrito, desde folhas até pedaços maiores de madeira, pode facilmente entupir as calhas, fazendo com que transbordem. O senhor deve manter as árvores próximas à sua casa aparadas e longe dela.
Todos os galhos de árvores que tocam o telhado podem facilmente causar arranhões ou fendas quando o vento os sopra. A queda de galhos pode perfurar ou arrancar as telhas do telhado, além de danificar o material abaixo das telhas.
Como verificar se há danos no telhado causados pelo vento
Como o senhor verifica se há danos no seu telhado após um evento de vento ou clima? A primeira coisa que o senhor deve fazer é dar uma rápida olhada visual. O senhor poderá identificar quaisquer detritos perdidos no telhado que não deveriam estar lá. Depois de ver e remover os detritos perdidos, o senhor estará pronto para realizar a inspeção.
Faça uma inspeção visual
O senhor deve olhar e ver se consegue identificar alguma telha danificada ou faltando. As telhas podem rasgar, rachar, enrolar ou ser parcialmente arrancadas. Se o senhor perceber que há danos localizados causados pelo vento que cobrem menos de 30% de todo o telhado, é possível consertá-los.
No entanto, se os danos cobrirem mais de 30% do telhado, isso geralmente se enquadra em danos extensos causados pelo vento. Nesse ponto, é mais econômico substituir todo o telhado em vez de consertar parte dele.
Infelizmente, isso normalmente significa que o senhor terá de substituir as telhas do telhado, os tubos de ventilação, a chaminé, as cercas, as calhas e o rufo do telhado. Certifique-se de verificar se há danos em todas essas áreas também. Se o senhor acha que o seu telhado pode estar danificado, há alguns aspectos básicos que podem ser observados. Descrevemos os principais deles abaixo.
Cimento
Se o senhor já teve buracos ou áreas no telhado que remendou, provavelmente usou cimento para telhado para vedá-lo. Verifique novamente se há algum dano no cimento para telhado. O senhor pode ver excesso de cimento, rachaduras ou o cimento pode começar a se desintegrar nas bordas.
Chaminé
Os danos à chaminé podem resultar em falta ou soltura do revestimento, juntas rachadas e tijolos rachados ou faltando. A chaminé é uma estrutura que se assenta por si só, e isso pode fazer com que o revestimento se solte à medida que a casa se assenta por conta própria.
Composição de telhas
Uma das primeiras e mais fáceis coisas que o senhor deve procurar ao longo do seu telhado são telhas de composição. Isso significa simplesmente encontrar telhas que estejam danificadas. Elas podem ter uma perda de granulação, enrolar nas bordas ou estar quebradas em algum ponto da telha. As telhas de madeira podem se enrolar, rachar, deteriorar e mofar com danos repetidos.
Fachadas e sofitos
A fáscia e os sofitos servem para vedar as bordas do telhado e proteger o interior das intempéries. Como estão na borda, são propensos a sofrer muitos danos. Procure por áreas manchadas que indiquem que a água está entrando, e o senhor também poderá ver sinais de deterioração. Verifique se há entupimentos nas aberturas do teto e da cumeeira. As telhas e o rufo podem estar faltando ou enrolados se sofrerem danos.
Rufo
Piscando são as pequenas peças de metal nas juntas do telhado que funcionam para formar uma vedação à prova d’água. O senhor o encontrará ao redor da base da chaminé, ao redor das claraboias ou em qualquer área em que o telhado forme uma junta. Procure áreas deformadas ao redor do telhado e penetrações ou rasgos no revestimento.
Telhado plano
A menos que o senhor suba no telhado, pode ser um pouco mais difícil saber se o seu telhado plano está danificado. Rachaduras e rasgos ou manchas óbvias ausentes são comuns. Rugas e bolhas são outros dois aspectos a serem observados. Se o senhor tiver áreas remendadas e puder entrar no sótão, verifique se há vazamentos de água ou áreas úmidas no interior do telhado.
Calhas
O senhor calhas desenvolverão vazamentos nas costuras, pontos de ferrugem, dobrarão, ficarão penduradas e perderão a fixação no telhado. Elas também podem ficar entupidas com detritos e o senhor pode descobrir que há seções faltando na calha ou na própria calha. Se a calha entupir, ela pode congelar e fazer com que o peso exerça pressão sobre o fixador. Isso pode puxar a calha da casa.
Faça uma inspeção interna
Depois de fazer uma inspeção externa completa do seu telhado, é hora de fazer uma inspeção interna. O senhor começará procurando marcas de umidade no teto e nas paredes. As marcas de umidade podem ser manchas marrons, cinzas ou amarelas. A tinta pode descascar da parede ou do teto. Verifique se há vazamentos ou umidade no sótão ao longo das vigas. Se o senhor perceber que os custos de energia aumentaram repentinamente sem motivo, isso pode indicar que algo aconteceu com o sistema de ventilação do telhado.
Chame um profissional
Se o senhor acha que ventos fortes causaram danos ao telhado, chame um profissional. Subir no telhado para inspecioná-lo por conta própria é uma maneira de se machucar e pode causar mais danos ao telhado. É por isso que a AmeriPro Roofing, usamos apenas os melhores dos melhores e estamos prontos para ajudar.